sábado, 2 de abril de 2016

“A FAMILIA E SUA INSTRUÇÃO”. – Familia Gloriosa – Harmonia, paz, e alegria
I - .Convite à Leitura da Palavra:   (Prov. 22.6) e (Deuteronômio 6.1-9)
(PROVÉRBIOS  (cap. 22.6)·
6 Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

(Deuteronômio 6.1-9)
1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres;
2 para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias.
3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais.
4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos;
9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

II -  BREVE MEDITAÇÃO NA PALAVRA  - O ENSINO DA VONTADE DE DEUS AOS FILHOS. (À Família)

A família é o que há de mais importante. A família bíblica é formada por pai, mãe e filhos. Os Pais são os responsáveis pela instrução espiritual de seus filhos; e, em particular o pai.

A época mais propícia para instruí-los é a infância, “instrui a criança no caminho em que deve andar”. A força maior do ensino é o exemplo. “Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração”. (Só pode dar quem tem). Em condições normais, o que a criança apreende na infância, na idade adulta, será o que seguirá. “e até quando envelhecer não se desviará dele”.

A técnica da instrução dos filhos, segundo a Palavra, começa a partir do conteúdo dos corações dos pais; principalmente do pai. (Deut.6.6) “E estas palavras, que hoje te ordeno estarão no teu coração”. O Senhor Jesus disse: (LUCAS 6.45) 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

A responsabilidade em instruir os filhos é do pai principalmente: “as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te”. Isto, significa, a todo o tempo. É preciso dar sua presença aos seus filhos para instruí-los espiritualmente e até, secularmente; e também, para lazer junto deles e da esposa.

Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos”. Obviamente, que isto, não quer dizer que se deva fantasiar; mas, que os ensinos do Senhor, seus mandamentos, preceitos e estatutos, estarão regendo seus atos e atitudes, (sinal na tua mão) e a sua mente, (por fronteira entre os teus olhos).

Também, colocará os ensinos em lugares visíveis nas dependências de sua casa; por exemplo: na porta da geladeira, no vidro do armário, num quadrinho dependurado na parede e na porta de entrada de sua casa ou apartamento,e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”. Quando desejarmos divulgar algo, devemos agir assim: (HABACUQUE 2.2) 2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
III – Conclusão: Cuide bem de sua família, você é o responsável por ela, pelo seu bem-estar e sucesso; e isso, só será possível com uma boa instrução espiritual cristã, segundo a Escrituras. Encha o seu coração das sagradas letras e você será um pai de família bem-sucedido e terá uma família gloriosa que só lhe dará alegrias.
(Prov.23.24-25) 24 Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará.25 Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz.
Pr. Carlos, Dr. Em Divindade e Phd em Filosofia pela Cohen University , Torrance – California.



Nenhum comentário:

Postar um comentário